quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mercado de avaliação imobiliária é promissor, mas exige capacitação

 Corretor de imóveis que deseja apostar nesse segmento deve buscar cursos especializados e reconhecidos pelo Conselho Federal dos Corretores de Imóveis-Cofeci.


Com o mundo globalizado e o corretor de imóveis cada vez mais conectado, o profissional tem a possibilidade de obter diferenciais apostando em novos nichos dentro setor imobiliário. Um deles é a avaliação de imóveis, que permite aos corretores determinarem o valor de mercado de um imóvel.
Segundo o Conselheiro do Conselho Regional dos Corretores de Imoveis do Rio de Janeiro (CRECI-RJ), Laudimiro Cavalcanti, o profissional habilitado para fornecer o Laudo de Avaliação, terá rentabilidade cada vez mais alta. “É grande o número de empresas e entidades particulares com diversas finalidades que procuram o profissional Avaliador Patrimonial. Tanto que muitos profissionais atuam somente como avaliadores”, afirma Cavalcanti.
Atividade exige capacitação
O título de Avaliador Imobiliário é concedido aos corretores com registro no CRECI e especialização em Avaliação Imobiliária (de acordo com o Art.2º da Resolução nº 1066/2007 do Cofeci). Posteriormente o profissional pode solicitar a inscrição no  Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários  (CNAI). O Art. 2º também aponta que somente serão aceitos, para fins de inscrição no CNAI, os certificados de cursos reconhecidos pelo Cofeci.
A exemplo, o Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) oferece curso de avaliação de imóveis à distância. Segundo o diretor do Instituto, Diogo Martins, o conteúdo programático  do curso apresenta assuntos como introdução à Avaliação de Imóveis, Legislação, Noções de Arquitetura e Urbanismo direcionado para avaliadores. “O curso também discute métodos para avaliar imóveis, a utilização do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) e avaliação na prática dos imóveis rurais e urbanos.
Conheça mais sobre o curso de avaliador de imóveis do IBREP.

Fonte: Colaboração Carlos Oberdan - Jornal Rio Imobiliário e Redação Redimob