Colméia lançará em 2012 60% de seu VGV em Natal
Por: Marcelo Hollanda
Primeira grande construtora com atuação nacional a se instalar em Natal, há 12 anos, a cearense Colméia está lançando na cidade, neste segundo semestre, o equivalente a 60% de todo o seu VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 300 milhões programados para todas as suas praças localizadas também em Manaus, Campinas e, é claro, Fortaleza, sede da empresa fundada no início dos anos 80.
Hoje, o diretor-presidente da Colméia, Romeu Barbosa de Castro, atribuiu todo esse volume de lançamentos em Natal a um “escalonamento natural”, já que “até agora vínhamos numa seqüência muito grande de entregas de unidades em construção”.
Ele explicou que o fato do mercado local atravessar um momento de aquecimento na oferta de imóveis novos pode até arrefecer um pouco a velocidade de venda dos empreendimentos, mas “não vai alterar a disposição das pessoas de fazer excelentes negócios”.
Como se não bastasse, além dos R$ 120 milhões em VGV programados para Natal, a Colméia anunciará até o final deste ano o lançamento da primeira fase de um “Minha Casa, Minha Vida”, na zona Norte, com um total de 800 unidades.
Construtora com expertise voltada para o alto padrão, com um portfólio nas regiões mais nobres da cidade, a Colméia marca sua entrada na faixa de renda entre três a dez salários-mínimos em uma área da cidade praticamente ignorada pelas grandes incorporadores nacionais, que preferiram investir em áreas nobres e no prolongamento da BR 101. “As melhoras áreas são aquelas menos disputadas pelas empresas”, lembrou hoje Romeu Barbosa de Castro.
Lançado em grande estilo há três anos, da primeira torre em fase de conclusão com 432 unidades do Corporate Tower Center (CTC), apenas 20% ainda não foram comercializados. É um número bastante razoável considerando a nova oferta de salas de escritório em Natal, um segmento com espaço para crescer, porém com uma concorrência maior.
Ao todo, a Colméia tem na agulha cinco empreendimentos a serem entregues em Natal este ano : duas torres do Living Garden, quatro torres do Hekite e Ahead Capim Macio e, até setembro, o Blue Ocean e a previsão de lançamento dentro do programa “Minha Casa Minha Vida”. Este ano, são oito empreendimentos, um deles (o Terramaris) assinado por Benedito Abbud, arquiteto responsável por cinco mil projetos paisagísticos no Brasil e já requisitado pela Prefeitura do Rio para dar consultoria nas instalações da Olimpíada de 2016.